Construção Natural

O Espaço Mangará conta com exemplos de Construções Ecológicas, ou Bio-construções. Segundo Marcelo Bueno, arquiteto e permacultor, a construção ecológica vem a resgatar antigas técnicas utilizadas secularmente pelos nossos antepassados. Algumas inovações tecnológicas serão inseridas nestas antigas técnicas para melhorar o desempenho dos recursos a serem utilizados.  As eco-habitações visam minimizar o impacto ambiental no local e fora dele;  utilizando sempre que possível materiais que existem no próprio local, o mínimo de materiais industrializados, dando preferência a materiais reciclados. Objetivam ser o máximo possível auto-suficiente em energia, água e alimentos.


Forno à Lenha - Cob

O Cob é uma técnica tradicional que vem sendo usada por milênios e em todos os tipos de climas. As casas construidas com Cob têm paredes espessas que servem como massa térmica, fazendo com que a casa tenda a ficar aquecida no inverno e fresca no verão. A técnica permite muita criatividade, possibilitanto inclusive que da mesma massa se faça estruturas como sofás, prateleiras, fornos etc.







Casa do Rex-  Pau-a-pique

Também conhecida como taipa de mão, é uma técnica construtiva antiga que consiste no entrelaçamento de madeiras e bambus e têm seus vãos preenchidos com barro. Quando bem feito não apresenta riscos de abrigar insetos vetores de doenças






Casa de Adobe

O tijolo de adobe  é  um  material  de  construção  muito  antigo.  É feito de  barro  e  palha  mesclados, moldado e seco naturalmente. É uma técnica muito amiga do meio ambiente, pois não utiliza cimento  e  não  gasta  combustível  na  queima  dos  tijolos,  pois usa-se a terra crua na confecção dos tijolos. O uso da palha em sua composição, garante excelente conforto térmico, e as construções de adobe, quando bem feitas, podem durar muitas  décadas. O uso do abode proporciona a redução de custo, um alto padrão estético e uma construção de excelente qualidade térmica e acústica.



Telhado Verde

Áreas verdes como jardins, quintais e também coberturas verdes de telhados e fachadas, podem melhorar significativamente o clima das cidades. Haverá melhorias na qualidade do ar, uma diminuição nas partículas de pó suspensas, e redução nas variações de temperatura e umidade. Coberturas verdes contribuem para uma construção ecológica, pois:

• Reduzem áreas impermeáveis.
• Produzem oxigênio e usam dióxido de carbono.
• Filtram e absorvem poeira e partículas de sujeira do ar.
• Reduzem a oscilação da umidade do ar.

Captação de Água da Chuva 

Antes do desenvolvimento  dos grandes sistemas centralizados de fornecimento de água, a água da chuva  era coletada através de uma infinidade de superfícies  – muitas vezes telhados, e armazenada em tanques no próprio local de utilização. Com o  advento dos grandes sistemas centralizados de tratamento e distribuição de  água, e dos equipamentos para perfuração de poços mais baratos e eficientes, os  sistemas para coleta de água da chuva foram esquecidos, embora possam oferecer  uma fonte de água pura e confiável. No entanto, um renovado interesse na coleta de água da chuva está ressurgindo, principalmente:

- Pelo aumento dos custos econômicos e ambientais do fornecimento de água centralizado ou da perfuração de poços;
- Por questões relativas à saúde, já que muitas vezes as fontes de água utilizadas encontram-se poluídas e a reutilização e retratmento repetidos das águas das grandes cidades comprometem sua vitalidade.
- Pela constatação de uma relação custo/benefício melhor em comparação aos outros métodos de fornecimento utilizados.

Cisterna de Ferrocimento

O Ferrocimento é uma técnica que utiliza argamassa de cimento e areia armada em uma trama de vergalhões finos coberta por tela de galinheiro de fios galvanizados. É uma boa técnica para a construção de reservatórios de água, pois se pode construir grandes estruturas com pouco material.