Produção de Alimentos

Produção Agroecológia de Alimentos

A estratégia agroecológica para atingir uma produção agrícola sustentável tem por objetivo o aumento da diversidade no sistema e consequentemente, uma maior autonomia frente a necessidade de insumos ou sementes externos.

Policultivos

Os policultivos são uma alternativa abundante à monocultura e privilegiam as interações entre diferentes espécies, de modo a criar ambientes mais equilibrados e diversificados. Algumas de suas vantagens são a redução da vulnerabilidade as pragas, doenças e vegetação espontânea e a maior eficiência no uso da terra. Muitos policultivos garantem, além das necessidades de alimentos, fibras, medicamentos, forragem etc.

Sistema Agrofloretal


Uma Agrofloresta, ou Floresta de Alimentos é uma combinação de espécies de árvores (frutíferas e/ou madeireiras) com cultivos agrícolas e/ou animais, de forma simultânea ou em seqüência temporal e que interagem econômica e ecologicamente.

A presença das árvores é um aspecto que determina a sustentabilidade desses sistemas pois estas têm a capacidade de capturar nutrientes de camadas mais profundas do solo, reciclando-os eficientemente e proporcionando maior cobertura.

O Sistema Agroflorestal objetiva otimizar a produção por unidade de área, com o uso mais eficiente dos recursos (solo, água, luz, etc.), da diversificação de produção e da interação positiva entre os componentes.



Compostagem e Minhocário

No Mangará o lixo orgânico vira adubo! Material de poda, grama aparada, cascas de frutas e legumes somados às folhas secas ou palhas geram um ótimo composto para as plantas. Há também um trabalho de destinação adequada do lixo com a comunidade do entorno, seja através da difusão de técnicas de compostagem ou recebendo material orgânico da vizinhança, evitando assim poluição do solo, do ar e da água.

As minhocas também contribuem para tornarmos o solo do Mangará cada vez mais rico. Transformando material orgânico em húmus temos também um ótimo alimento para as plantas.

                                                                                                               

Sementeira

A sementeira é parte fundamental para podermos sempre renovar nosso sistema de produção de alimentos.



Banco de Sementes


Acreditamos que para o resgate da biodiversidade o cuidado com as sementes é de extrema importância, por isso, atualmente o Sítio Mangará mantém um banco de sementes. Entre os objetivos de um banco de sementes estão o resgate de espécies agrícolas crioulas e florestais e a recuperação da autonomia dos agricultores frente às empresas produtoras de sementes.

Atualmente nosso banco conta com:

- Sementes para adubação verde (feijão de porco, crotalária, andu, mamona, mucuna, leucena, sombreiro, urucum etc); sementes de hortaliças, sementes de árvores frutíferas, nativas, leguminosas entre outras.

Faça seu próprio banco de sementes!
Guarde as sementes que consome: colete - plante - troque!

Dica: Cartilha - Semente Crioula é Legal disponível em: http://www.aspta.org.br/